Em Jaraguari, Dia da Oportunidade promove palestras, sessão de negócios e mostra de inovação.

Publicado em: 26/01/2022 13:55 | Fonte/Agência: ASSECOM PREF

Realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, evento gratuito será no dia 1º de fevereiro

Voltado para empresários locais, produtores rurais e para a população de Jaraguari, no dia 1º de fevereiro, será realizado no município, o Dia da Oportunidade. O evento gratuito é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, e traz uma ampla programação para o público.

Com onze palestras, entre elas “O catador de Sonhos” ministrada pelo empresário case de sucesso Geraldo Rufino, sessão de negócios e mostra de inovação, a iniciativa será promovida na Escola Municipal Francisco Antônio de Souza, das 8h às 20h30. Segundo o prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, o Dia da Oportunidade será um marco para o município e visa fortalecer, principalmente, o comércio local.

“O Dia da Oportunidade, que o Sebrae está promovendo, irá trazer auxílio aos nossos comerciantes locais para que eles se desenvolvam mais. Possam conhecer as possibilidades de negócios que irão alavancar o seu comércio, principalmente atualmente, trazendo a eles maior competitividade, visibilidade e lucros, junto com o desenvolvimento para a nossa querida população jaraguariense”, destacou o prefeito.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o evento visa apoiar os pequenos negócios e trazer novas possibilidades para população.

“O momento é de retomada econômica e, entre os setores que identificamos ter a necessidade de qualificação, está o comércio local, por isso a importância dessa ação. Junto com o Sebrae, Prefeitura e instituições parceiras, o Governo vem trabalhando para fortalecer os empresários, fomentar a geração de emprego e renda para possibilitar o desenvolvimento de cada município e do Estado como um todo. O Dia da Oportunidade é mais uma iniciativa que condiz com esse propósito”, ressaltou Verruck.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o programa Cidade Empreendedora é executado em Jaraguari desde o ano passado e o Dia da Oportunidade vem somar com o trabalho já desenvolvido. “Em parceria com o poder público e com as lideranças locais, o Sebrae fez um diagnóstico do município, promoveu ações que auxiliassem o comerciante local e o pequeno produtor. Esse evento é mais uma oportunidade para todos que vivem no município possam se capacitar, melhorar a sua vida, o seu negócio e, dessa maneira, promover a transformação da cidade”, destacou Mendonça.

Programação

Uma das grandes atrações do Dia da Oportunidade em Jaraguari é a palestra “O catador de sonhos”, ministrada por Geraldo Rufino, empresário case de sucesso, dono da maior empresa de reciclagem da América Latina, que acontecerá, no auditório, das 19h30 às 20h30. Antes da palestra principal, o evento traz outras 10 capacitações que envolvem temas como gestão financeira, atendimento ao cliente, acesso à crédito para empresários e produtores, empreendedorismo feminino e uso de energia fotovoltaica.

Além disso, o evento promove outra ação voltada para os pequenos empreendedores: a Sessão de Negócios. Com a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios, o encontro será das 14h às 17h.

Dentro da programação também há iniciativas voltadas para os pequenos produtores, como a peça teatral “Somos todos José” e a palestra “Desafios da Cooperação”, promovidas pelo engenheiro agrônomo, ator e dramaturgo, Manoel de Matos. De forma lúdica, a ação sociocultural visa incentivar o cooperativismo e será realizada no período da tarde, das 13h às 15h.

Outras atividades fazem parte do cronograma e irão permanecer durante todo o dia, como a Feira de Negócios, onde empreendedores e pequenos produtores irão expor os produtos para o público. Além disso, também há a mostra de inovação “Living Lab Day”, quando o Sebrae/MS irá apresentar ao público o trabalho desenvolvido pelo laboratório ao proporcionar um Tour 360º com óculos 3D e expor produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital. O espaço também vai mostrar as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Durante o evento, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).

Dia da Oportunidade em Jaraguari

Data: 01/02/2021

Horário: 8h às 19h30

Local: Escola Municipal Francisco Antônio de Souza (Rua Jones Severo Vieira, nº420)