Lançamento do Projeto Piloto “Zoneamento Ecológico Econômico e Plano Municipal de Turismo”

Publicado em: 09/08/2022 17:06

No dia 10/08/2022 acontecerá na Câmara Municipal de Jaraguari/MS a assinatura e o lançamento do Projeto Piloto “Zoneamento ecológico econômico e Plano municipal de Turismo” e contamos com a sua presença.

• Esse projeto é uma parceria de trabalho entre a Prefeitura Municipal de Jaraguari/MS, Universidade estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Fundação de apoio ao ensino, pesquisa e extensão – FUNAEPE e apoio da Câmara Municipal de Jaraguari/MS. Essa proposta preconiza a construção de conhecimentos técnico-científicos com objetivo de fortalecer a capacidade técnica do município de Jaraguari/MS, para a melhoria na provisão dos serviços públicos e redução das desigualdades socioeconômicas. Assim como, construir o Zoneamento Ecológico Econômico de Jaraguari e o Inventário Turístico, visando o desenvolvimento do conhecimento da dinâmica territorial e a busca de meios para estruturar os arranjos produtivos locais. Desta forma, serão realizadas ações de assistência técnica para elaboração de documentos oficiais e estudos norteadores, além da capacitação profissional dos agentes públicos municipais. Os insumos para subsidiar o Zoneamento Ecológico-Econômico de Jaraguari, serão dados secundários em escala compatível para o planejamento municipal, organizados nos meios físico, biológico e socioeconômico, utilizando análises de multicritérios para representar as áreas homogêneas atendendo a legislação vigente. Todas as informações e variáveis serão organizados em uma Plataforma de Sistema de Informações Geográfica – SIG, acessível, disponibilizado em formato (shapefile), compatível com os SIG estadual e federal. As modelagens serão realizadas com técnicos locais e quando possível representante da sociedade civil, capacitando a comunidade local no uso e gestão do SIG no planejamento territorial local. Vale salientar, que concomitante a essas ações decorrerá também, o diagnóstico e inventário atual da atividade turística do município para a construção do Plano Municipal de turismo. Com este projeto a gestão pública municipal, beneficiará tanto as famílias da área rural quanto urbana, empresários locais, servidores públicos municipais de Jaraguari e a Comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Pretigie!