NOVAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS


Publicado em: 20/03/2020 08:19 | Fonte/Agência: PREFEITURA DE JARAGUARI | Autor: ASSECOM

NOVAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

NOVAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS (COVID-19)

RESOLUÇÃO SMS N° 001, DE 19 DE MARÇO/2020

VEJA NA ÍNTEGRA.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, VANESSA DA SILVA GOMES LURZNIK, no uso de sua competência, e

CONSIDERANDO a necessidade URGENTE de reorganizar o funcionamento das unidades da Rede Municipal de Saúde para o enfrentamento da pandemia de Corona vírus – COVID 19;

RESOLVE:

Art. 1º. Fica suspenso o atendimento ambulatorial em todas as unidades da Rede Municipal de Saúde, tais como Unidade Básica de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde da Família (ESF) (Rurais e Urbano), com efeito a contar de 20 de março de 2020.
Art. 2º. Na UBS e ESF o funcionamento se dará na modalidade de atendimento à demanda espontânea, com classificação de risco, exclusivamente para:
I – CASOS SINTOMÁTICOS ONDE HAJA SUSPEITA DE CORONA VÍRUS – COVID 19;
II – CASOS SUSPEITOS OU EM TRATAMENTO DE DENGUE;
III – OUTROS CASOS VULNERÁVEIS.
§1º. As unidades indicadas no caput receberão reforço dos profissionais lotados nos serviços onde haverá suspensão temporária de atendimento, conforme escalas a serem elaboradas pela Secretaria Municipal de Saúde.
§2º. Os profissionais a serem realocados serão qualificados para ofertar tratamento ao Corona vírus – COVID 19.
§3º. Ficam proibidas aglomerações nas dependências das Unidades, acima de 05 (cinco) pessoas, caso não façam parte do grupo descrito nos itens I, II e III, deste artigo.
Art. 3º. A área técnica da SMS comunicará a suspensão temporária dos atendimentos aos pacientes com consultas já agendadas.
Art. 4º. As vacinas obrigatórias aos idosos e doentes crônicos serão ministradas nas residências, por equipe a ser escalada pela SMS, conforme a necessidade dos pacientes.
Art. 5°. As viagens para outros Municípios, para consultas e exames de rotina e agendadas pelo SISREG, ficam suspensas, até 06/04/2020, com exceção dos pacientes com hemodiálise e tratamento de quimioterapia.
Art. 6°. As trocas de receitas de medicamentos controlados deverão ser solicitadas na recepção do ESF e retiradas nos horários estipulados pelas equipes, evitando-se aglomerações na Unidade.
§1º. Ficam prorrogadas por 30 (trinta) dias as receitas de medicamentos de uso contínuo (diabetes e hipertensos), ficando, desde já a farmácia autorizada a fornecer, sem atualizar as receitas.
Art. 7°. Deverão permanecer na recepção do ESF, para entregar o pedido ou retirar a receita nova, no máximo grupos de 05 (cinco) pessoas a cada 15 (quinze) minutos.
Art. 8°. A farmácia da Unidade básica de Saúde, localizada na Rua José Serafim Ribeiro, com exceção nos períodos chuvosos, fará a entrega de medicamentos pela janela lateral, evitando aglomerações na parte interna da Unidade.
Art. 9°. Esta Resolução poderá ser alterada por conveniência da Secretaria Municipal de Saúde.
Art. 10. Esta Resolução entra em vigor às 00 (zero) horas do dia 20 de março de 2020.
Jaraguari – MS, 19 de março de 2020

VANESSA DA SILVA GOMES LURZNIK
Secretária Municipal de Saúde