PREFEITURA E SAAE EM PARCERIA COM A FUNASA, REALIZA CAPACITAÇÃO PARA CRIAR CONSELHO DE PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA (PSA)

Publicado em: 05/03/2021 10:10

Prefeitura Municipal de Jaraguari em parceria com a FUNASA, realiza capacitação para criar Conselho do Plano de Segurança da Água.

A Prefeitura Municipal de Jaraguari, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em parceria com Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), realizou a 1ª Oficina de Capacitação em Planos de Segurança da Água (PSA). O técnico da FUNASA, Marconi Bezerra, foi o responsável pela oficina, que teve como objetivo, capacitar servidores para realizar o controle da qualidade da água potável utilizada no município.

A Oficina foi realiza no plenário da Câmara e contou com a presença do Prefeito

Edson Rodrigues Nogueira

, Presidente da Câmara

Vereador Claudião Ferreira da Silva

(Claudião), Superintendente da FUNASA Jair Leite Viana e os vereadores compondo a mesa.

A oficina contou com um referencial teórico que abordou temas para a criação do Conselho do Plano de Segurança da Água – PSA. Esse conselho serve como ferramenta que identifica e prioriza perigos e riscos em um sistema de abastecimento de água, desde o manancial até o consumidor, visando estabelecer medidas de controle para reduzir ou eliminar agentes contaminantes através de processos para verificação da eficiência da gestão preventiva.

A capacitação contou com visita técnica na região urbana em vários pontos. No local, foram coletadas amostras de água para realizar exames laboratoriais, em veículo da FUNASA adaptado com laboratório.

Participaram da oficina, Idemar Jonas de Oliveira – Diretor de Administrativo do (SAAE), Nicanor da Silva Castro – Químico (SAAE), Luiz do Nascimento Silva - Agente de Endemias, Antônia Laismar da Silva – Servidora Pública e Marinete dos Santos Martins – Diretora de Turismo e Meio Ambiente.

No encerramento da Oficina foram entregues certificados de participação pelo Prefeito Edson Rodrigues Nogueira, Presidente da Câmara Claudio Ferreira da Silva (Claudião) e o Vereador Mário Nogueira.