Carta de Serviços > SESAU

Secretaria Municipal de Saúde Pública

 

A secretaria de saúde de Jaraguari é o órgão da estrutura administrativa do governo municipal, constituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo por finalidade precípua a formulação da política municipal de saúde, a gestão do Sistema Municipal de Saúde e a execução de ações, em consonância com as disposições da Lei federal nº8.080 de 19 de Setembro de 1990 que constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

CONTATO:

Telefone: 67-3285-1549;

Endereço: Rua José Serafim Ribeiro nº 70;

E-mail: saúde@jaraguari.ms.gov.br ou jarag.sms18@yahoo.com.br;

 

RESPONSÁVEL PELA SECRETARIA:

Secreatária Municipal Vanessa da Silva Gomes Lurznik

 

REGULAÇÃO MUNICIPAL (SISREG):

Sistema público disponibilizado pelo Ministério da Saúde para apoiar as atividades dos complexos reguladores SISREG, desenvolvido pela Secretaria de Atenção à Saúde em parceria com o Datasus.

A Central de Regulação Ambulatorial municipal instalou-se na Secretaria de Saúde e a partir de então especialidades médica e procedimentos são inseridos no sistema de regulação – SISREG, conforme Pactuações Pactuadas Integradas-PPI.

Telefone: 67-3285-1549;

Endereço: Rua José Serafim Ribeiro nº 70;

E-mail: saúde@jaraguari.ms.gov.br ou jarag.sms18@yahoo.com.br;

Responsável técnico: Elenir Santos da Silva

 

OUVIDORIA DA SECRETARIA DE SAÚDE:

A Ouvidoria situada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação à sua disposição. Ao ouvir você nosso principal objetivo é garantir a melhoria constante dos serviços prestados aos cidadãos.

Em casos de dúvidas, reclamações e elogios o cidadão pode contactar ligando de forma gratuita para telefone: 67-3285-1549, ou encaminhar e-mail para jarag.sms18@yahoo.com.br;

Endereço: Rua José Serafim Ribeiro nº 70;

Responsável técnico: Elenir Santos da Silva

 

DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE:

Instalado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, constituído por 3(três) membros regulamentado por Portaria nº461/2022

Elabora e acompanha processos de licitação, desenvolve planilha de custos e propostas técnicas, pesquisa editais, cadastra a empresa em órgãos públicos e participa e negocia em pregões públicos ou eletrônicos na forma da legislação pertinente.

E-mail: saúde@jaraguari.ms.gov.br ou jarag.sms18@yahoo.com.br;

Telefone: 67- 3285-1549.

Rua: José Serafim Ribeiro nº70

Responsável: Natalina da Silva Castro

 

CONTROLE/AGENDAMENTO TRANSPORTE SANITÁRIO:

O transporte Sanitário é oferecido aos pacientes portadores de doenças e tratamentos médicos não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas,  considerando os meio de dispositivos legais um direito oferecido a esses pacientes do SUS. Neste contexto a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguari, garante o deslocamento dos usuários fora do domicilio para outros locais para realizarem tratamento de saúde, desde que devidamente agendado na Secretaria Municipal de Saúde com os responsáveis. TFD – Transporte Fora de Domicílio: Responsável: Elenara Santos da Silva (Assistente Social);

E-mail: jarag.sms18@yahoo.com.br;

Telefone: 67- 3285-1549.

Transporte Intermunicipal-Lucila Sila Schot;

E-mail: jarag.sms18@yahoo.com.br;

Telefone: 67- 3285-1549.

 

ESF- ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA:

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica.

Conta com uma ESF, que sediam 03 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), o modelo prevê que a população de uma região seja coberta por Estratégia de Saúde da Família, onde uma equipe multiprofissional se vincula e se responsabiliza por atender às necessidades de saúde da população a qual está adscrita. A ESF conta com gerente, administrativos, técnicos de enfermagem, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, clínicos gerais, e enfermeiros, é composta também por ACS, médico da família, e contam com o suporte de profissionais psicólogo, fisioterapeutas.

Telefone: 67-3285-1565        

Endereço: Rua Amercio Ferreira de Souza nº;

Responsável:

 

• Programa Mais Médico:

O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade. O Mais Médico se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica do país. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades.

Telefone: 67-3285-1565        

Endereço: Rua Amercio Ferreira de Souza nº

Responsável:

 

• Saúde na Hora:

O Programa Saúde na Hora foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) em maio de 2019 e passou por atualizações com a publicação da Portaria nº 397/GM/MS, de 16 de março de 2020. O programa viabiliza o custeio aos municípios e Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades

de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro.
Dessa forma, o programa Saúde na Hora conta agora com a possibilidade de

adesão em quatro tipos de formato de funcionamento em horário estendido: USF com 60 horas semanais, USF com 60 semanais horas com Saúde Bucal, USF com 75 horas semanais com Saúde Bucal e USF ou UBS com 60 horas semanais Simplificado.

Telefone: 67-3285-1565        

Endereço: Rua Amercio Ferreira de Souza nº

Responsável:

 

• Saúde Bucal:

Em consonância com a Política Nacional de Saúde Bucal, o município vem promovendo o incremento da Atenção Primária por meio da ampliação das equipes de Saúde Bucal na ESF e organizando as “linhas do cuidado” (da criança, do adolescente, do adulto, da gestante,) principalmente com a implantação das equipes de Saúde Bucal eSB na Estratégia Saúde da Família- ESF, a ampliação e qualificação da atenção especializada especialmente com Laboratórios de Próteses Dentárias e a viabilização da adição de flúor. A saúde bucal possui 03 equipes de Saúde Bucal distribuídas em um ESF.

Telefone: 67-3285-1565        

Endereço: Rua Amercio Ferreira de Souza nº

Responsável:

 

• Agente Comunitário de Saúde:

Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80. O programa de Agentes Comunitários de Saúde, no ESF-são responsáveis pela informação e vinculação com famílias de uma região (micro área) aos serviços de saúde. No entanto estes serviços estão disponíveis à população geral do município, seguindo o modelo “portas abertas”, independente da vinculação do usuário com o território. Todas as atribuições do ACS estão listadas na página 48 da Política Nacional de Atenção Básica.

Telefone: 67-3285-1565           

Endereço: Rua Amercio Ferreira de Souza nº

 

• Sala de vacina/Imunização:

As atividades são desenvolvidas por 2 técnicos de enfermagem com supervisão do enfermeiro, equipe treinada para o manuseio, conservação e administração de imunobiológicos, instalada na USF;

Telefone: 67-3285-1565        

Endereço: Rua Amercio Ferreira de Souza nº

 

VIGILÂNCIA EM SAÚDE:

No campo da saúde, a vigilância em saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador; Controle de Vetores; Zoonoses.

Em casos de dúvidas, o cidadão pode contactar ligando de forma gratuita para 67-3285-1549, ou encaminhar e-mail para vigilância.sanitariajar@hotmail.com

Diretor de Vigilância em Saúde: Helder Garcia Dos Santos                                  

 

UBS-UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE:

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), popularmente conhecidas como postos de saúde são locais onde o cidadão pode receber os atendimentos gratuitos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, além de odontologia, requisições de exames por médicos e acesso a medicamentos.

Horários de funcionamento das unidades 24 horas de atendimento.

Telefone: 67- 3285-1293;

Endereço: Rua José Serafim Ribeiro, nº 70;

 

• Farmácia Básica:

A farmácia básica instalada na Unidade Básica de Saúde- Maria Franco, presta atendimento aos pacientes residente no município com medicamento no âmbito do SUS é disponível seguindo padronizados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), no âmbito da atenção básica em saúde, já os medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) são garantidos por meio de judicialização da saúde, por meio de decisões proferidas do Fórum da Comarca do município, na obrigação de cumprir, às vezes em conjunto com o Estado, com objetivo de garantir a integralidade do tratamento medicamentoso em todas as fases evolutivas das doenças contempladas.

Telefone: 67-3285-1565           

Endereço: Rua Amercio Ferreira de Souza nº

Responsável Técnica: Maristela Jakelini de Lima

 

• Laboratório:

Instalado no prédio da UBS-Unidade Básica de Saúde, é constituído por 04 funcionários, realizam 42 exames e encaminham também para o Lacem-Laboratório central de Saúde Pública em Campo Grande-MS.

Telefone: 67-3285-1293

Endereço: Rua José Serafim Ribeiro, nº

Horários de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira das 6:00h ás 8:00h; E finais de semana atendimento de emergência.

Responsáveis técnico: Theocir e Tálita

 

• Atendimento Ambulatorial com Especialidades:

O atendimento Acontece na Unidade Básica de Saúde-Maria Franco, com agendamento prévio na recepção e de acordo com as especialidades por dia da semana. O atendimento das especialidades é por meio de credenciamento de pessoa(s) jurídica(s) para prestação de serviços na área da saúde para atender as necessidades da população do município de Jaraguari/MS, nas especialidades de: Cardiologia, Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografias.

Telefone: 67-3285-1293

Endereço: Rua José Serafim Ribeiro.

 

• Atendimento de urgência / Emergência 24h:

Os serviços médicos e hospitalares são ofertados na Unidade Básica de Saúde Maria Franco, por meio de equipe de enfermagem, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata, gravidade, sendo a emergência mais grave que a urgência.

Mantem pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e encaminham aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares via CORE regulação do acesso assistencial. Independente do dia ou horário, sempre terá alguém para tender a população.

Telefone: 67-3285-1293

Endereço: Rua José Serafim Ribeiro, nº70.

 

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS OFERTADOS/EXECUTADOS:

• Transportes para pacientes oncológicos realizar TFD;

• Transportes para pacientes realizarem consultas, tratamentos e exames em CAMPO GRANDE-MS;

• Transportes específicos para pacientes de hemodiálise;

• Manutenção preventiva e corretiva da frota de veículos da saúde;

• Atendimentos de casos de urgência e emergência com transporte móvel (UTI MÓVEL) e equipamentos de alta precisão;

• Atendimentos de profissionais de nível superior com equipamentos especializados para elucidação de diagnósticos/imagem e realização de tratamentos específicos;

• Setor de licitação junto a Secretaria Municipal de Saúde com comissão completa;

• Gerenciamento de estoque, quanto ao espaço físico, planejamento e controle do fluxo de materiais com objetivo disponibilizar no momento e local adequado para prestação de serviço de saúde;

• Credenciamento de serviços médicos clínico em geral plantão 24h com serviços médicos especializados;

• Ações/serviços de Calamidade em Saúde Pública (doenças endêmicas, surtos, bactérias e outras...)

• Realização de curso do Programa Telessaude;

 • Ação em Saúde do Trabalhador;

• Educação Permanente PEPS;

• Realizar Conferência Municipal;

• Capacitações aos conselheiros municipais;

• Efetivação dos instrumentos de planejamento registrado no sistema DIGISUS;

• Revezamento de procedimentos laboratoriais (auditoria);

• Capacitação aos profissionais da unidade de ouvidoria no âmbito do SUS;

• Ações e serviços da atenção primária e vigilância em saúde;

• Programa “Saúde na Hora”;

• Programa Previne Brasil;

• Programa PSE –Saúde na Escola;

• Ações do Programa Academia da saúde;

• Atendimento de assistência medica especializadas por meio de consultas;

• Ações do Programa mais Médico;

• Programa Saúde com Agente;

• Ações de promoção, prevenção em saúde conforme calendário do Ministério da Saúde;

• Acompanhamento das condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família (PBF);

• Atendimentos e visitas domiciliares do ESF nos assentamentos do município;

• Atendimento saúde bucal;

• Cobertura vacinal de influenza nos grupos prioritários;

• Campanhas de vacinação contra influenza, poliomielite de acordo com calendário;

• Multivacinação e monitoramento das coberturas vacinais a cada ano deste plano;

• Pactuações das vagas das especialidades;

• Exames laboratoriais;

• Exames radiológicos;

• Sessões de fisioterapia;

• Sessões de psicologia;

• Atendimentos nutricionais;

• Atendimentos de serviço social

• Acesso à assistência farmacêutica.