Sustentabilidade e economia - Substituição dos copos descartáveis por canecas reutilizáveis

Publicado em: 16/06/2023 13:23 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jaraguari

Sustentabilidade e economia são os destaques no novo projeto implantado na Prefeitura de Jaraguari, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças – SEPLAF, e com estudos da Diretoria de Planejamento, a proposta é implantar a utilização de copos e canecas sustentáveis para os servidores municipais gradativamente em todos os departamentos municipais.

A ação consiste na substituição dos copos descartáveis por canecas reutilizáveis, onde foi optado pelas canecas ecossustentáveis de coco, gerando uma economia inicial para os cofres públicos municipais de mais de R$3.500,00. Nesta etapa inicial, são quase 20.000 copos por ano que deixam de servir de foco para vetores como o mosquito da dengue e contribui com a preservação do meio ambiente.

As canecas ecossustentáveis já foram distribuídas para os servidores do paço municipal, que a partir do recebimento receberam a principal orientação de utilizarem o produto para o consumo de água e demais líquidos durante o expediente de trabalho.

Vale ressaltar que os copos descartáveis demoram, em média, mais de 100 anos para se decompor. É importante começarmos o trabalho de conscientização de dentro para fora, dos ambientes que frequentamos para as nossas casas transmitindo o conhecimento para nossas famílias. Fazendo a nossa parte como cidadãos conscientes estaremos ajudando a natureza.