Palestra sobre Educação Ambiental para os Servidores da Prefeitura

Publicado em: 06/07/2023 13:21 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jaraguari

Palestra sobre Educação Ambiental para os Servidores da Prefeitura

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99): “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”. A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente em caráter formal e não-formal.

Levando em consideração essa premissa, um dos instrumentos da PNRS é a educação ambiental, sendo de extrema importância a atuação de toda a esfera política e administrativa, de forma que atuem na gestão dos resíduos gerados pelos órgãos públicos de vigência municipal.

Nos dias 21 e 22 de junho, foi realizada uma ação ambiental através da parceria com CCR MSVia, a qual está implantando ações de Educação Ambiental por meio do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social, exigido pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA. O objetivo desta ação foi sensibilizar e aprimorar a consciência socioambiental dos colaboradores desta municipalidade, além do aprendizado sobre a coleta seletiva, como segregar e descartar o resíduo gerado diariamente.

O treinamento foi ministrado pelas Engenheiras Ambientais Dayana Medeiros e Tainá Pezzano, da empresa Revolução Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças, através da Diretora de Departamento Viviany Cristina Pereira Gonçalves e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Meio Ambiente – SEDEMA, através do Diretor de Meio Ambiente Bruno Costa de Oliveira e da Eng. Ambiental Allaine Matoso. Além disso, a ação contou com a presença de diversos funcionários desta Administração, com a participação de todas as secretarias.