Atenção aos Principais Sintomas

Publicado em: 11/04/2024 13:09 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jaraguari

O Melhor caminho é a PREVENÇÃO.

A Prefeitura Municipal de Jaraguari e a Defesa civil do estado desempenha um papel crucial no combate ao avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti neste momento. Essa colaboração visa minimizar os riscos à saúde pública e proteger a população.

• Prevenção e Controle: A Prefeitura e suas Secretarias, em conjunto com a defesa civil, implementaram estratégias de prevenção e controle. Isso inclui ações como eliminação de criadouros, fumacê, e campanhas de conscientização.

• Monitoramento e Resposta: A Secretaria de Saúde, está em constante monitoramento das áreas afetadas para atuar rapidamente para conter a propagação.

• Engajamento da População: A participação ativa da população é essencial. A Prefeitura, a Secretaria de Saúde promovem educação e sensibilização sobre os riscos e medidas preventivas. Todos devem colaborar, eliminando focos de água parada e adotando práticas seguras.

Juntos, podemos proteger nossa cidade e garantir um ambiente mais saudável para todos.

Chikungunya: sintomas e prevenção

A chikungunya é uma doença febril causada pelo vírus alphavirus, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas incluem:

• Febre alta e calafrios

• Dor intensa nas articulações ou dor muscular

• Manchas vermelhas no tronco, braços, pernas e rosto

• Coceira nas palmas das mãos ou sola dos pés, ou por todo o corpo

• Inchaço no rosto, mãos e pés

• Dor de cabeça ou dor atrás dos olhos

• Ínguas no corpo

• Dor abdominal, diarreia ou vômitos

• Olhos vermelhos e lacrimejando

A dor nas articulações é um sintoma característico da chikungunya, sendo mais intensa do que na dengue e zika. Pode afetar as mãos, cotovelos, tornozelos e joelhos, prejudicando as atividades diárias. Além disso, a doença pode causar complicações como insuficiência cardíaca, renal ou meningite.

Prevenção:

• Elimine criadouros: Mantenha o domicílio limpo, evitando água parada.

• Use repelentes e roupas compridas em áreas com mosquitos.

• Coloque areia nos vasos de plantas e limpe as calhas.

• Use mosquiteiros em berços e camas de crianças.

• Lembre-se de que não há vacina ou medicamentos específicos para a chikungunya, portanto, a prevenção é fundamental.

Dengue: sintomas e prevenção

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas variam desde leves até graves e podem incluir:

• Febre alta (superior a 38°C).

• Dor no corpo e nas articulações.

• Dor atrás dos olhos.

• Mal-estar e falta de apetite.

• Dor de cabeça.

• Manchas vermelhas no corpo.

Em casos mais graves, a dengue pode causar dor abdominal intensa, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Prevenção:

• Elimine focos de água parada:

• Mantenha pratos de vasos de flores e plantas com areia.

• Guarde garrafas com a boca virada para baixo.

• Limpe calhas regularmente.

• Não jogue lixo em terrenos baldios.

• Tampe baldes, caixas d’água e piscinas.

• Evite acumular pneus ao ar livre.

• Furar latas de alumínio antes de descartá-las.

• Lave bebedouros de aves e animais semanalmente.

• Aplicação de larvicidas:

Em locais com muitos focos de água parada, profissionais aplicam larvicidas para eliminar ovos e larvas do mosquito.

• Use repelente e roupas compridas para evitar picadas.

Lembre-se de que a prevenção é fundamental, pois não há tratamento específico para a dengue.

Zika: sintomas e prevenção

A zika é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ela foi identificada pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus zika não desenvolvem manifestações clínicas, mas os principais sintomas incluem:

• Dor de cabeça

• Febre baixa

• Dores leves nas articulações

• Manchas vermelhas na pele

• Coceira e vermelhidão nos olhos

Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. A evolução da doença é geralmente benigna, com sintomas que desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por cerca de um mês.

Prevenção:

• Elimine criadouros do mosquito mantendo o domicílio limpo.

• Use roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia.

• Aplique repelentes e siga as instruções do rótulo.

• Durma sob mosquiteiros para evitar picadas.

• Pratique sexo seguro em áreas de alta transmissão do vírus, especialmente para mulheres grávidas.