Confira: Reunião de mobilização para formação do comitê de bacia hidrográfica do Rio Pardo

Publicado em: 18/04/2023 13:48 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jaraguari

No dia 08 de março de 2023 foi realizada a reunião de mobilização para formação do comitê de bacia hidrográfica do Rio Pardo no Espaço de Lazer Sítio Pingo de Ouro no município de Jaraguari.

A reunião foi conduzida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL e contou com o apoio da Prefeitura de Jaraguari. Além disso, estiveram presentes os representantes do município de Santa Rita do Pardo e Camapuã, além de outras instituições como a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Queijos Dazú, Deméter Engenharia, Secretaria de Saúde de Jaraguari e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – AGRAER.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas, previstos no Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, são órgãos colegiados onde são debatidas as questões referentes à gestão das águas.

A mobilização teve, por objetivo, a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para a Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, o qual deve ser composta por representantes do Poder Público Federal, Estadual e Municipal, Usuários de água e sociedade civil, a fim de garantir maior apoio ao processo, comprometimento e interlocução com o estado.

O evento se iniciou com a apresentação da Eng. Ambiental Gabriela Lazari, representando o IMASUL, sobre a importância da formação do Comitê de Bacia Hidrográfica e os procedimentos para a formação do GT. Em seguida, foi aberta a roda de perguntas e explanada todas as situações.

Houve também a fala do Professor Dr. Fabio Ayres, professor do curso de Geografia da UEMS, ressaltou sobre a relevância de realizar a mobilização nos outros municípios participantes da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, visando alcançar mais representantes de todas as regiões que abrangem a bacia, visando ampliar a participação de toda a população.

Para o fechamento, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Kleber Oliveira da Costa, juntamente ao Prefeito Edson Rodrigues Nogueira, encerraram o evento reforçando a importância da mobilização para a formação do GT e do debate para as questões relacionadas aos recursos hídricos